sábado, 22 de abril de 2017

Artigo: Empatia

Artigo: Empatia, baseado no artigo da Folha de São Paulo, escrito por Rosely Sayão.
Alyson Miguel Harrad Reis
16 anos
Colégio Estadual Professor Cleto, Curitiba PR
Empatia é quando alguém quer ajudar o próximo e sempre pensar no outro.
Empatia é você se colocar no lugar de alguém e imaginar como seria se você fosse aquela pessoa naquele momento. O que iria fazer?
Rosely diz que temos que ensinar a empatia para as pessoas desde sempre. Ela diz também que os adolescentes precisam de ajuda para que eles aceitem as pessoas ao seu redor e ao invés de julgar e xingar, ajudar e cuidar.
As escolas de hoje em dia têm em foco o ensino e expectativas do aprendizado dos conteúdos. É por isso que as famílias desejam por boas notas escolares dos filhos, e escolas que são consideradas boas  são aquelas que tem uma quantidade enorme de conteúdos que têm que ser aprendidos pelos alunos, não importa como.
São poucas escolas que escapam desse foco conteudista, e ainda é pouco o número de famílias que procuram escolas chamadas alternativas, que têm metas diferentes daquelas praticadas nas escolas tradicionais.
O ensino das humanidades nas escolas está em segundo lugar, e a reforma do ensino médio oficializa essa posição. A proposta do ensino médio quer tirar as matérias do ensino das humanidades.
O ensino das humanidades é essencial porque é com elas que aprendemos a ser éticos e cidadãos.
A questão da ética deve ser discutida e desenvolvida pelos estudantes, na escola na família e na sociedade.
Esse artigo tem a ver com a minha vida porque quando eu cheguei em Curitiba eu era muito egoísta, não era empático, mas com o passar do tempo fui aprendendo a empatia.

Eu aprendi com esse artigo que eu devo ser empático com as pessoas.

Um comentário: