domingo, 4 de junho de 2017

Artigo: Entre Heráclito e Parmênides

Artigo: Entre Heráclito e Parmênides 
Alyson Miguel Harrad Reis
16 anos
Colégio Estadual Professor Cleto, Curitiba PR
Duas concepções dominaram o pensamento filosófico durante bastante tempo: por um lado, as idéias de Parmênides e, por outro, o pensamento de Heráclito. Heráclito defendia a idéia de um mundo contínuo, para ele nada era mesma coisa, enquanto Parmênides definia um ser único, um ser imóvel, para ele tudo era igual, nada mudava, tudo era igual.
O conflito de pensamento de Parmênides e Heráclito é fundamental, pois pode ser considerado o primeiro choque de idéias que ainda hoje tem força, afastando-se lentamente da Filosofia da Natureza e do misticismo de Pitágoras. Neste artigo, vou abordar os conceitos e os pensamentos mais significativos dos dois filósofos.
A principal frase de Heráclito é: "Ninguém entra em um mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas que já serão outras." Ou seja no pensamento dele a pessoa muda todos os dias , nunca somos os mesmos.
Parmênides tinha um pensamento diferente para ele sempre seremos as mesmas pessoas, nunca vamos mudar, para ele nada muda, tudo é sempre a mesma coisa.
Eu Alyson tenho uma concepção diferente. Para mim algumas coisas têm que mudar e outras não, para Heráclito todos os dias tínhamos que ser diferentes, ou seja se eu estudei em uma escola ontem, vou ter que mudar de escola hoje? Já Parmênides diz que tudo tem que ser igual, todos os dias as mesmas coisas, será que vou usar a mesma cueca todos os dias? Vou falar as mesmas palavras todos os dias, usar a mesma roupa todos os dias?, Essa e a questão que eu quero abordar.
É ai que entra Platão, no mundo das idéias de Platão, algumas coisas têm que mudar e outras não, eu concordo muito com Platão mas o desafio é que eu entenda Heráclito e Parmênides e veja em qual lado estou, Heráclito ou Parmênides, mudança ou não mudança.
Para mim eu tenho que mudar algumas coisas e outras coisas não tem que mudar, um exemplo é que 7 anos atrás eu era bagunceiro, não sabia estudar, não queria ler, e hoje em dia tenho dois livros publicados, adoro ler, estou estudando e sou bailarino e imagine se eu fosse o mesmo Alyson hoje, imagine eu ser o mesmo sempre, às vezes é preciso mudança em nossas vidas.
Esse artigo tem a ver com a minha vida porque às vezes meus pensamentos são parecidos com os pensamentos dos pré-socraticos.
Eu aprendi com esse artigo que nem tudo na vida  tem que mudar e nem tudo tem que ficar a mesma coisa, às vezes a mudança é preciso e às vezes a não mudança também é preciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário